Quem imagina que a inclusão digital está indo bem, se engana! Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que mais de 147 milhões de brasileiros não têm NENHUM acesso à Internet. Isso equivale a 70% da população nacional, e ainda, dos 30% restante, metade acessa fora de casa.
Acredita-se na grande inclusão social e digital no mundo, mas como diz o dos mais importantes especialistas em cibercultura Eugênio Trivino, “A inclusão digital é um mito.” E porque não acreditar no especialista, que vê a realidade da informática no Brasil. E se perguntarmos a um jovem ou adulto das classes mais baixas do nosso país se ele tem acesso a Internet. A provável resposta é um não! É de se admirar ou já é esperado?
São mais de 147 MILHÕES DE PESSOAS SEM ACESSO À REDE, em um país com uma população perto dos 200 milhões, é um número bastante expressivo.
Mas o que falta no nosso país para diminuir esse problema? Acabar com ele seria o ideal, mas já não se consegue dá acesso a uma boa parte da pessoas, que dirá a todos. A melhor das soluções seria o incentivo do Governo Federal em campanhas dessa tal inclusão, mas não apenas usar o slogan ‘vamos incluir, diga sim a inclusão digital’, e sim campanhas sérias onde seja investido muito dinheiro, incentivado por empresas públicas, privadas, prefeituras, Estados e todos os responsáveis pela dita melhoria da população.
O que acontece hoje no nosso país é o negligenciamento da informação. A população conhece pouco, e para os governantes é melhor que continue assim! Pessoas sem estudo e sem Internet não sabem quais são os seus direitos e qual a hora de reivindicá-los
Caros repórteres DANILO CÉSAR e LUCIANA SPECHT
ResponderExcluirdo blog noticiassoanoite.blogspot.com,
No sábado passado conferimos a "pré-estreia" de um filme chamado Intrigas de Estado (State of Play). O exercício de hoje, dia 24.08, será escrever uma crítica sobre este filme como se ele fosse estrear hoje. Os parâmetros para o exercício são esses:
a) A crítica deve conter 600 palavras (no mínimo).
b) Duas fotos do filme atrativas ao leitor, assim como um título que chame a atenção.
c) No meio ou fim do texto, deve haver um link para o trailer do filme (inserido para ser rodado no blog ou com endereço e player externo, tanto faz).
d) Além de falar, é claro, de aspectos técnicos do filme (fotografia, edição, direção, etc.) e também da interpretação dos atores e do roteiro, a crítica deve discutir o IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DO JORNALISMO (por isso pedi para que vocês prestassem atenção naqueles pontos específicos: apuração, difusão e relacionamento com as fontes; e posicionamento da chefia do jornal).
É isso, então.
Abs e boa sorte,
DBrito
PS: O exercício pode ser finalizado até o sábado, dia 27/08/11, mas sugiro começar agora.